O que é Departamento Pessoal?
O departamento pessoal é o segmento integrante da estrutura organizacional de praticamente qualquer empresa de grande porte, responsável por realizar tarefas e atividades específicas.
Esse setor tende a cuidar dos assuntos referentes aos colaboradores – desde a sua contratação –, pagamento de salários, férias, licença médica, transportes, 13° salário, desligamento, organização de horários, dentre outros. Cuidam exclusivamente de números e papeis.
Empresas de pequeno porte, geralmente, não possuem um Departamento Pessoal, já que as atividades podem já ser efetuadas pelo contador da empresa.
O departamento é responsável por lidar com questões de âmbito burocrático e por fazer cumprir a legislação trabalhista. Dessa forma, é de interesse evitar problemas com processos trabalhistas, e consequentes fiscalizações dos órgãos responsáveis pela fiscalização – como o Ministério de Trabalho e Previdência Social.
O departamento pessoal leva economia às organizações, referentes às suas despesas.
É fundamental que os funcionários do departamento estejam sempre atualizados e informados sobre os tópicos que possam envolver este setor.
Os tópicos podem variar desde processos de admissão e desligamento (mais simples) até mesmo em assuntos mais complexos, fundamentais para a rotina correta do departamento, como por exemplo: Tributação e fiscalização, e legislação de contratos terceirizados.