O que é Escrituração?

Escrituração 1

A escrituração contábil é a técnica de registrar dados em livros, os quais devem ser gerenciados por profissionais capacitados. Esse procedimento é regido por normas que constam no Código Civil, na Legislação Tributária, nas Normas Brasileiras de Contabilidade e em outras leis esparsas.

Sendo assim, todas as empresas precisam entender a necessidade de realizar o processo de escrituração contábil com a ajuda de um especialista no assunto. E, pelo mesmo motivo, não há como gerenciar um empreendimento sem ter os registros de patrimônio arquivados desde o início.

Um dos principais benefícios que a instituição pode ter aplicando o procedimento de escrituração é o de ter maior controle financeiro e econômico de seu negócio. Todos os registros anteriores servirão para informar em que estágio financeiro a empresa se encontra.

Também poderá ser identificado qualquer gargalo financeiro e gastos desnecessários com questões tributárias ou até mesmo com a folha de pagamento.

O artigo nº 1.179 da lei nº 10.406/2002, prevista no Novo Código Civil Brasileiro, é clara quando diz que:

"O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico."